Discussão sobre este post

Avatar de User
Avatar de Letícia

(Leio todas as newsletters desde o lançamento, mas não cheguei a comentar nenhuma até então, hehe)

As partes sobre como as pessoas se relacionam com a linguagem (e o não se encontrar nela) me lembraram o "A escrita como faca", da Annie Ernaux, que li há algum tempo. Ela parte da ideia de autossociobiografia (embora ela mesma relute em categorizar seus escritos; no final, essa espécie de flag acaba sendo utilizada mais como uma convenção para que a gente tenha uma palavra que possa ser usada para caracterizar os trabalhos dela) na intenção de apresentar experiências individuais ou partilhadas pelo seu próprio núcleo familiar, mas colocadas de tal forma que possam ser familiares às pessoas em situação econômica similar. A ideia é utilizar a subjetividade para revelar fenômenos coletivos. Annie se menciona como uma trânsfuga de classe após o ingresso na docência, quando já não mais reside na pequena cidade de seus pais, e nesse mesmo livro, há um texto chamado "Vingar minha raça" - é lá que se faz presente a motivação que a conduz à escrita. A ideia dela é abrir caminho para os seus em um ambiente que não esteve disponível a eles:

“antepassados, homens e mulheres que suportaram a labuta que os levou a morrer cedo (..) recebi força e fúria suficientes para ter o desejo e a ambição de criar para eles um espaço na literatura.” (p. 21)

Já do outro lado, ela passa a estar em um mundo que leria a ela e a sua família como "pessoas humildes". Nesse novo lugar, quando se propõe a escrever sobre seu pai, Anne não vê muita sinceridade ao fazê-lo na "língua do inimigo". Ela recorre a uma escrita parecida com aquela utilizada em cartas enviadas à família, ligada às condições e à língua do mundo vivido por eles, como ferramenta para traçar o escrever capaz de comunicar suas questões familiares de forma não apenas significativa, mas preocupado com a posição daquelas pessoas no mundo. Me empolguei durante a leitura do livro e também acabei escrevendo um pouquinho sobre ele no Medium XD

Expand full comment

Nenhuma publicação